quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cuidados com os Objetos Liturgicos / Arrumando as Hostias na Âmbula (Pixide)



               Cuidado com as coisas de Deus e de seu Templo.   

  O cuidado com as coisas de Deus é algo que nunca devemos perder, nosso carinho e nosso cuidado devem ser imenso pela casa do Senhor e suas coisas. No antigo testamento vemos que o Senhor quando dita como será feito os objetos (digamos litúrgicos) para seu templo e que se dirigirão ao culto de seu nome e a pregação de sua palavra e conservação da mesma, ele expressa riqueza e cuidado com os mesmos objetos, e lhes dá honra e importância. Como fato da arca da aliança os querubins serem de ouro "Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido”, ou seja, Deus quer que estas mesmas coisas sejam feitas com carinho e beleza, e ele dá honra a estes mesmos objetos "Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas.” (Êxodo 25,22), então vemos que Deus agradece de forma magnífica o cuidado com suas coisas. Vendo o carinho que Deus tinha e os sacerdotes tinham com as cosas de Deus, antes de se existir a eucaristia. Imagine hoje que o próprio Senhor vem ter conosco não entre os anjos da arca, mas diante nossos olhos nas mãos do Sacerdote, dentro da âmbula direto para nossos corações, alimentando nossa alma. 



                Arrumando as hóstias na âmbula ou pixide 
 
Então vamos sempre cuidar destas coisas. Vamos aprender hoje um novo jeito de arrumar as hóstias na âmbula. Um dia achei em um site esta foto de um seminarista trabalhando na sacristia, e decidi guardar, e vi quanto ela é importante e quanto é importante reproduzir em nossas sacristias esse cuidado, esse carinho e esse verdadeiro louvor às partículas que vão se tornar o corpo de nosso Senhor Jesus Cristo! Cristo vem até nós para alimentar nossa alma, imagine quanto louvável seria que ele venha depois de nosso carinho em arrumar as sagradas partículas para que o Espírito Santo pouse sobre elas na hora da consagração, transubstanciando simples pão em corpo magnífico e divindade completa.

Seminarista trabalhando na sacristia, organizando as hóstias na âmbula




                     



   
  Eu Márcio Júnior, tentei fazer igual em minha paróquia, não sabia como, mas tentei, é bem fácil, é somente forrar o fundo da âmbula com um pouco de partículas, e depois ir colocando as hóstias no mesmo jeito que elas estão colocadas em cima (mostrado na foto) fazendo como se fosse uma escada do fundo até o fim, pode ser uma a uma, acredite não dá trabalho. Eu fiz o resultado pode-se ver nas fotos abaixo.


Desculpe a qualidade da foto foi tirada com um celular com uma câmera um pouco ruim. Mas creio que agora podem conseguir fazer em vossa paróquia também. Boa sorte!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo carinho com Jesus! Sou ministra extraordinária da comunhão e vou arrumar assim de agora em diante. Só uma dúvida, pode ser arrumado assim também as que já estão consagradas? Pois como temos poucas missas sempre guardamos hóstias consagradas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo carinho Jesus é vida é importante que sejamos cuidadosos

    ResponderExcluir