segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Como usar e arrumar o Missal

          USANDO E ARRUMANDO O MISSAL

                            FITAS DO MISSAL:

O Missal Romano do Papa Paulo VI possui cinco fitas.  E vou ensinar como colocar cada fita em seu lugar, segundo aprendi o antigo vigário da minha antiga paróquia, ainda nos tempos que eu era coroinha. As cores das fitas mudam de missal para missal, o importante é tirar todas as fitas para fora para ficar na ordem.

A 1ª fita você colocará na missa do dia (o próprio do tempo) que vai da página 129 até a página 385, exemplo: 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM. (isso você encontrará no folheto da missa, por exemplo, para te auxiliar).

A 2ª fita você colocará no Ordinário da Missa com o povo na página 389.

A 3ª fita colocará no prefácio segundo o tempo, segundo o dia, por exemplo, prefácio dos mártires se for o dia de um mártir, o prefacio da virgem Maria se for dia de nossa senhora, assim vai, se tiver dúvida, o livrinho de liturgia diária, ou folheto podem te auxiliar. Os prefácios vão da página 406 até a página 466

A 4ª fita colocará no dia do santo, ou seja, no dia do calendário que você estiver que vai da página 538 até a página 726.

A 5ª fita você colocará em missas votivas que vai da página 941 até a página 959. Essas missas depois postarei algo relacionado à elas, mas não se preocupe em marcar uma página especifica para ela.


OBSERVAÇÃO: NÃO PRECISA MARCAR COM FITA A ORAÇÃO EUCARISTICA QUE O PADRE USARÁ, POIS NO MISSAL JÁ TEM ETIQUETAS ESTERNAS NAS PÁGINAS COM O NÚMERO DA ORAÇÃO QUE ELE MESMO PODE PUCHAR OU O CERIMONIÁRIO NA HORA DA ORAÇÃO EUCARISTICA.





                                        ORAÇÕES EUCARISTICAS (ETIQUETAS VERDES DO MISSAL):

I                  EM VERDE        DEPOIS POSSUI  ETIQUETAS DE COR MARROM.
II                                              E NOVAMENTE DE 1 À 5 EM VERDE DEPOIS
III                                             NOVAMENTE MARRON DE 1 À 5 EM ALGARIMOS
IV                                             ROMANOS.
V

Essas etiquetas são as orações eucarísticas, as cinco primeiras verdes é são as orações de 1 a 5. As cinco do meio do missal são as famosas orações de 1 a 5 de reconciliação, e as 5 ultimas orações de um a cinco do missal, são as orações de um a cinco com crianças.
A oração I da primeira carreira verde de um a cinco, é chamada de Canon Romano, usada nas situações mais solenes.
As orações da segunda carreira de um a cinco, começamos a contar a número I como oração 6A, a oração II como 6B, a oração III como 6C, a oração IV como 6D, a oração V como oração 7.
As cinco orações da ultima carreira, começamos a contar a número I como oração 8, a II como oração 9, a III como oração 10, a IV como oração 11 e a oração V como oração 12.

*  Sem nenhuma necessidade de colocar fitas nestas orações. Depois da oração eucarística (ou seja, depois da Doxologia, com Cristo por cristo e em Cristo), se abre na etiqueta marrom depois da oração V da primeira fileira. Onde o padre começará o rito da comunhão.

 * Outras coisas importantes no Missal, você poderá encontrar no índice, como a benção que será usada, dê uma olhada no folheto, a benção pode ser tirada da parte de bênçãos solenes (página 520 até 530) como, por exemplo, na Epifania do Senhor, em Pentecostes, etc. Ou poderá ser tirada de ORAÇÕES SOBRE O POVO, da página 531 até a página 534, aí você terá que ler a benção no folheto para identificar qual benção será, e qual número ela corresponde de orações sobre o povo para mostrar ao padre no missal.

                              MC . Márcio Júnior 

35 comentários:

  1. Muito bom!Ajudou bastante o meu trabalho como coroinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou um pouco indessizo sou coroinha e podia explicar as cores das fitas

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Oi,meu nome é Geovanna,sou coroinha da Santa Teresinha aqui em Bauru e tava com muita duficuldade no missal mas agora ja estou sabendo depois que li sua explicação,obrigada até

    ResponderExcluir
  3. Tenho dúvida em relação as cores das fitas.

    ResponderExcluir
  4. o eu dou coroinha novata estou com um pouco de dificuldades em relação ao missal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm emuita coisa Mas com fé em deus vamos conseguir

      Excluir
    2. Se DEUS quiser já deu certo.

      Excluir
    3. Como saber coloca a cor fitas do missa para marca as leitura. Taber sou um coroinha

      Excluir
    4. Vocês podem me ajudar a aprender a usar o Missal

      Excluir
  5. por meio de sua explicação perdi meu medo com relação ao missal mas ainda não estou muito confiante

    ResponderExcluir
  6. nossa como me ajudou por que mes que vem vou ser coroinha e eu preciso aprender a arrumar o missal romano com o que consegui decorar vai me ajudar e muito

    ResponderExcluir
  7. Obrigado acabei de se formar acolito e tenho q ser cerimoniario obrd

    ResponderExcluir
  8. como eu faço para ser cerimoniário ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ter um tempo de esperiência, treinamento...assim que vc passar por essa esperiência, e estiver preparado, fara um curso(formaçao) e ai sim vc poderá servir,sendo um ceriomoniario

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada, sou Servdora do Altar e sei organizar tudo, mas quando chegava no missal realmente tinha muito receio de marcar errado. Obrigada por ter me ajudado !

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é josyvan sou cerimoniario mais ainda nao peguei as manhas do missal

    ResponderExcluir
  12. Mais depois dessa ajuda aee vou melhorando aos poucos

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela explicação!! Me ajudou bastante. Deus lhe abençoe irmão!

    ResponderExcluir
  14. oi eu so coroinha vo fazer investidura em dezenbro eu estava com dieficudade so que agora eu aprendi tudo muito obrigado

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Marcio Junior!!! Me ajudou bastante, pois o pároco da "minha" paróquia está me cobrando pq serei cerimoniário que exige muita responsabilidade. Obrigado novamente!!!

    ResponderExcluir
  16. Ótima explicação, sugiro mudar a imagem de fundo, está dificultando a leitura. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Muito boa explicação.Me esclareceu bastantes dúvidas e com certeza eu me aplicando ao estudo deste conteúdo, vou poder ajudar dois dos acólitos libriferos de minha comunidade. Se puder mandar este arquivo pro meu email eu agradeço.
    cleiciamauridemeli@Gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá irmãos sou Ministro extraordinário da Sagrada comunhão eucarística e aqui na nossa comunidade somos nós que arrumamos o Missal E lecionário essas dicas me ajudaram muito vou repassar aos meus irmãos que também tem dificuldade muito obrigada

    ResponderExcluir
  19. Oi meu nome é Murilo e estou sendo preparado para ser ministrante mas tenho dúvida das cores do missal ficaria grato se vc me ajudasse

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigado por tudo gostei muito desta forma ação e preciso aprender muito mais sou sacristán e precisa aprender para poder ensinar Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  21. Oi meu nome é Joacir sou cerimoniario como eu faço para virar as páginas do missal na hora da pricipais orações eucarística?

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de informações sobre as cores das fitas!

    ResponderExcluir
  23. Amei me ajudou bastante já salvei como melhor site

    ResponderExcluir
  24. sou acolita em maringa-pr e aq nos q cuidamos do missal... tenho dificuldade na hora de arrumar ele pra missa pois sou novata e não sei por onde começar

    ResponderExcluir