quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Comunhão na Boca e de Joelhos





 


A prática mais antiga de distribuir a Sagrada Comunhão foi , com toda a probabilidade , para dar a comunhão aos fiéis na palma da mão. A história da liturgia , no entanto , deixa claro que um pouco cedo sobre um processo ocorreu para mudar essa prática.

Desde o tempo dos Padres da Igreja , uma tendência nasceu e consolidou através do qual a distribuição da Sagrada Comunhão na mão tornou-se cada vez mais restrita em favor de distribuir a Sagrada Comunhão na língua. A motivação para esta prática é dupla: a) em primeiro lugar, a fim de evitar , tanto quanto possível , o lançamento de partículas eucarísticas ; b) segundo, a aumentar entre a devoção fiel a presença real de Cristo no sacramento da Eucaristia .

São Tomás de Aquino também se refere à prática de receber a Sagrada Comunhão apenas na língua. Ele afirma que tocar o corpo do Senhor é adequada apenas para o sacerdote ordenado .

Portanto, por vários motivos , entre os quais o Doutor Angélico cita o respeito pelo sacramento , ele escreve: " . . . fora de reverência para com este Sacramento , nada toca, mas o que é consagrado , daí o corporal eo cálice são consagrados , e da mesma forma as mãos do sacerdote , para tocar este Sacramento . Por isso, não é lícito a ninguém para tocá-lo , exceto por necessidade , por exemplo, se fosse para cair no chão , ou então em algum outro caso de urgência " ( Summa Theologiae , III , 82, 3).

Ao longo dos séculos, a Igreja sempre caracterizou o momento da Sagrada Comunhão com sacralidade e o maior respeito , obrigando-se constantemente para desenvolver o melhor de sua capacidade sinais externos que promovam a compreensão desse grande mistério sacramental . Em seu amor e solicitude pastoral da Igreja tem a certeza que os fiéis receber a Sagrada Comunhão com as disposições interiores corretas , entre as quais destaca-se disposições a necessidade de os fiéis a compreender e considerar interiormente a Presença Real de Aquele que eles estão a receber . (Veja o Catecismo do Papa Pio X , n. 628 e 636) . A Igreja ocidental estabeleceu ajoelhado como um dos sinais de devoção apropriado comungantes . Um ditado célebre de Santo Agostinho , citado pelo Papa Bento XVI no n . 66 de sua Encíclica Sacramentum Caritatis , ( "Sacramento de Amor " ) , ensina: "Ninguém come desta Carne sem primeiro adorá -lo , devemos pecar se não a adorá-lo " ( Enarrationes in Psalmos 98, 9). Ajuelhando indica e promove a adoração necessário antes de receber o Cristo Eucarístico .

A partir desta perspectiva , o então cardeal Ratzinger assegurou que : "A comunhão só atinge a sua verdadeira profundidade quando é apoiada e rodeado de adoração " [ O Espírito da Liturgia ( Ignatius Press , 2000) , p. 90 ] . Por esta razão , o cardeal Ratzinger afirmou que "a prática de se ajoelhar para a Santa Comunhão tem em seu favor uma tradição secular , e é um sinal particularmente expressivo de adoração, completamente apropriado , à luz da verdadeira presença real e substancial de Nosso Senhor Jesus Cristo sob as espécies consagradas " [citado na Carta" Esta Congregação " da Congregação para o Culto Divino ea Disciplina dos Sacramentos , 1 de 1 de julho de 2002 ] .

João Paulo II, em sua última Encíclica Ecclesia de Eucharistia ( "A Igreja vem da Eucaristia " ) , escreveu no n . 61: " Ao dar a Eucaristia o destaque que merece, e por ser cuidadosos para não diminuir qualquer de suas dimensões ou exigências , vamos mostrar que somos verdadeiramente conscientes da grandeza deste dom . Somos instados a fazê-lo por uma tradição ininterrupta , que desde os primeiros séculos em que mostra a comunidade cristã vigilante na defesa deste "tesouro ". Inspirado pelo amor , a Igreja preocupa-se para as futuras gerações de cristãos , sem perda , sua fé e ensino no que diz respeito ao mistério da Eucaristia. Não pode haver nenhum perigo de exagerar no cuidado para este mistério , pois ' neste sacramento , se condensa todo o mistério da nossa salvação . "

Em continuidade com o ensinamento de seu antecessor , começando com a Solenidade de Corpus Christi no ano de 2008 , o Santo Padre , Bento XVI, começou a distribuir aos fiéis o Corpo do Senhor , colocando-o diretamente sobre a língua dos fiéis que eles permaneçam de joelhos .

(tirado do texto em inglês 'Comunhão recebida na língua e de joelhos' do INSTITUTO de celebrações litúrgicas do Sumo Pontífice)

Nenhum comentário:

Postar um comentário